sábado, 18 de abril de 2009

ESCOTISMO: EDUCAÇÃO ONDE SE APRENDE A SER, COM ALEGRIA*


Poster exposto no Fórum Mundial de Educação em Nova Iguaçu, março de 2006
2º Eixo temático: Ética e cidadania em tempos de Exclusão/2.5 Educação para a não violência/ Educação para a Paz.



Escotismo é um alegre jogo ao ar livre onde adultos de espírito jovial e jovens aventuram-se juntos como irmãos, velhos e moços, em busca de saúde, felicidade, destreza e desprendimento.
(BADEN-POWELL, apud UEB, 2000)
Aprender a ser o quê?
A Ser parte do Planeta, parte da espécie, da sua nação, da sociedade, da comunidade, da família. A Ser alguém que pensa e interage, que constrói e reconstrói, que critica e contribui, que busca a sua felicidade plantando boas sementes de amizade e respeito ao que lhe cerca e ao que está longe, ao igual e ao diferente, a si mesmo e ao outro.
A educação, grande preocupação de filósofos desde a idade antiga, no início do século XX começou a receber maior atenção quanto ao seu processo e aplicação, objetivos, resultados e, principalmente, a participação e o papel da criança, preocupações que iniciaram com o pensamento naturalista de Rousseau e que tiveram impacto realmente significante com a Escola Nova, iniciada segundo Gadotti (2001, p.142), pelo educador suíço Adolphe Ferrière (1879 – 1960), cuja teoria e prática disseminaram-se pelo mundo renovando a educação, que passava a valorizar a auto-formação e a atividade espontânea da criança.
Fundador do Movimento Escoteiro: Robert Stephenson Smyth Baden - Powell (1857-1941), general e “educador” inglês, B.P. criou o Método Escoteiro numa época em que a educação não tinha como objetivos a Paz entre os homens; o Respeito e contato direto com a Natureza; as coisas de Deus de forma não dogmática; a Amizade entre as Nações; a Liberdade para Aprender com Alegria e sem nenhum tipo de preconceito; como encontramos em várias fontes, por exemplo: Nagy (1987, p.15), Forestier (s/data, p. 26) e Características Essenciais do Escotismo (2001, p. 29).
Nas palavras do próprio Baden - Powell quanto à forma de ensinar disciplina aos jovens ele afirma que: “Não se obtém disciplina castigando uma criança por mau hábito, mas, substituindo-o por outra e melhor ocupação que lhe absorva a atenção e gradualmente o faça esquecer e abandonar o velho hábito.” ( UEB: 2000, p. 50) grifo nosso.
Já, Korczak (1986, p.97), perguntou aos educadores qual o seu papel e diz que o dever do educador é permitir que a criança viva e ganhe o direito de ser uma criança. Em sua crítica o autor, citou Baden - Powell e uma cerimônia chamada Fogo de Conselho feita na última noite de um acampamento:

Até o dia em que começou a exigir. Este dia ele obteve para as crianças espaço e – vergonha nossa – ordenou, qual um general, que se deixassem-nas correr e viver aventuras alegres no seio de uma comunidade fraternal onde se discute uma vida mais honesta ao redor de um fogo sob o céu estrelado.

Korczak ainda defendeu uma educação que respeitasse a individualidade do “ser criança” e propunha que fossem valorizados os sentimentos infantis que deveriam ser aprendidos também pelos adultos e, também, que a escola deixasse de ser um comércio e passasse a despertar o interesse infantil como é feito pelo exemplo do Escotismo.
O Escotismo, movimento pedagógico com caráter voluntário, completará 100 anos em 2007, está presente em 216 países e territórios, e juntamente com mais cinco entidades mundiais de educação não-formal, como por exemplo, a ACM - Associação Cristã de Moços, a Cruz Vermelha, AMGS - Associação Mundial de Guias Escoteiras (Bandeirantes, no Brasil), reúne milhões de jovens que colaboram com entusiasmo, assistidos por adultos, pelo mundo todo e que ajudaram voluntariamente no século XX a educar milhões de meninos e meninas contribuindo para a formação integral do indivíduo através destas organizações que atraem pelos jogos, esportes, aventuras, vida em grupo e a vida ao ar livre, sempre buscando a fé em Deus e colocando-se a serviço da sociedade.
A grande diferença entre outros movimentos juvenis e o Escotismo é a necessidade de conhecer a natureza e atividades ao ar livre. Isto se dá porque a filosofia escoteira ajuda ao jovem mais do que aprender a ganhar a vida, a aprender como aproveitá-la. Este era o desejo de B.P. :
O ar livre é, por excelência a escola da observação e compreensão das maravilhas deste grandioso Universo. Ele abre o espírito, habituando-nos a apreciar a beleza que está diariamente diante de nossos olhos e que não vemos. Ele revela aos jovens das cidades esse mundo de estrelas que se escondem atrás dos arranha-céus, e que as luzes das cidades e as fumaças das fábricas não permitem admirar. Ele proporciona a visão das nuvens vermelhas do pôr do sol, resplandecendo em sua glória, muito além do telhado do cinema.
(apud, UEB, 2000, p.35)
A OMMS - Organização Mundial do Movimento Escoteiro juntamente com a AMGS - Associação Mundial de Guias Escoteiras , já somam quase 1 bilhão de jovens e adultos ingressados no Movimento desde a criação do Escotismo. Esta participação na “sociedade planetária”, segundo o documento elaborado por essas organizações, Algunas Diretrizes sobre los amplios aspectos abordados por la AMGS y la OMMS em su contribución a la Paz, “pode não ser espetacular, mas é fundamental uma vez que prepara o terreno para uma paz verdadeira e duradoura.”
E não se pode alcançar a “paz verdadeira e duradoura” sem que a educação, seja ela formal, não-formal ou informal, consiga cumprir seu papel diante das novas gerações resgatando os valores fundamentais da espécie humana como a compreensão mútua, o respeito à diversidade e à complexidade de cada ser - mulheres e homens - o respeito e o cuidado com a natureza que é nosso habitat perfeito enquanto não é destruído pelas mãos e “inteligências” humanas, e a ética em todas as suas dimensões filosóficas que deveriam orientar a humanidade e que vêm dando lugar à ética do mercado financeiro e do capitalismo globalizado educando para a conquista do mercado de trabalho, a competição, o consumo acrítico, o individualismo e para a guerra já que os valores básicos de convivência pacífica quase sempre são colocados em último plano.
Devemos relacionar a ética da compreensão entre as pessoas com a ética da era planetária, que pede a mundialização da compreensão. A única verdadeira mundialização que estaria a serviço do gênero humano é a da compreensão, da solidariedade intelectual e moral da humanidade.
Edgar Morin (2002, p.102)
O Escotismo não está preocupado em nenhum momento em oferecer modelos prontos para serem seguidos nem tampouco estabelece aonde se deve chegar, pelo contrário, estimula o jovem a buscar fazer permanentemente o seu melhor possível e não, o melhor que um outro faz. No entanto, estimula a crítica reflexiva e a liderança para que se venha a ter a idéia do que é o melhor possível e para quem. A discussão como prática democrática é solicitada para que em conjunto com os jovens, chegue-se a um objetivo/solução comum para o grupo.
Estes objetivos são conseguidos através da utilização de um sistema de vários métodos que somente quando utilizados concomitantemente compõem o Método Escoteiro, embora nem sempre num primeiro olhar para um grupo de escoteiros, perceba-se a presença de todos eles interagindo: vida em equipe; atividades progressivas e variadas; aprender fazendo; lei e promessa; desenvolvimento pessoal (UEB, 2001).
LEI DO LOBINHO (crianças de 7 a 11 anos):
1o. O Lobinho sempre ouve os velhos lobos. (atenção às orientações dos adultos)
2o. O Lobinho pensa primeiro nos outros. (solidariedade)
3o. O Lobinho abre os olhos e os ouvidos. (atenção ao que acontece à sua volta)
4o. O Lobinho é sempre limpo e satisfeito. (cultivando atos de higiene física e mental)
5o. O Lobinho diz sempre a verdade. (aprendendo a ser verdadeiro)

LEI ESCOTEIRA ( para jovens a partir de 11 anos):
1o. O Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais do que a própria vida.
2o. O Escoteiro é leal.
3o. O Escoteiro está sempre alerta para ajudar ao próximo e pratica diariamente uma boa ação.
4o. O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais Escoteiros.
5o. O Escoteiro é cortês.
6o. O Escoteiro é bom para animais e as plantas.
7o. O Escoteiro é obediente e disciplinado.
8o. O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.
9o. O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
10o. O Escoteiro é limpo de corpo e alma.

Verifica-se nos princípios acima, o convite à prática de um código de ética e conduta com a presença de valores e virtudes que nem sempre, ou quase nunca, são explicitados na educação formal, assim como os problemas decorrentes da prática ou da falta destes valores que são as bases para vivência e a convivência como ser humano. Sobre a necessidade de ensinar as virtudes nas escolas e a constatação desta ausência, Caporali nos fala:

Mas a escola nunca estuda esses assuntos. (...) Em meu sentimento é impossível perceber esse vazio acadêmico e o absurdo que ele significa – um vazio moral que acaba por gerar uma anomia moral – sem se colocar em estado de perplexidade: o que teria acontecido? (...) Que processo teria retirado a ética da educação? (2001, p.17)

Podemos identificar nas Leis Escoteiras virtudes como: Honra; Lealdade Compaixão e Humildade; Solidariedade e Cortesia; Temperança; Coragem e Humor; Sabedoria, Pureza e Prudência. Valores que no passar do tempo ficaram em último plano nos currículos escolares, assim como o civismo, claramente incentivado nas Promessas de Lobinhos e Escoteiros.
Percebe-se ainda, implícito, nas leis escoteiras, a orientação espiritual, por exemplo, o artigo X da Lei Escoteira: o escoteiro é limpo de corpo e alma; onde além do cuidado com o corpo físico, há preocupação com o espírito que deve ser orientado para a busca de Deus, sem no entanto, preterir qualquer religião.

Declaração da Missão do Escotismo aprovada pela Resolução 3/99 da 35ª Conferência Escoteira Mundial seguida pela UEB - União dos Escoteiros do Brasil (2001):
A missão do Escotismo é contribuir para a educação dos jovens, por meio de um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteiras, para ajudar a construir um mundo melhor onde as pessoas se realizem como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade.
Isto é alcançado:

1) envolvendo-os, durante os anos de sua formação em um processo de educação não-formal;
2) utilizando um método específico que torna cada jovem agente principal de seu próprio desenvolvimento, como uma pessoa autoconfiante, solidária, responsável e comprometida; e
3) auxiliando-os na construção de um sistema de valores baseados nos princípios espirituais, sociais e pessoais expressos na Promessa e na Lei.


CONCLUSÃO
Aprender a Ser alguém Feliz, a Ser Cidadão do Mundo. Para que isso aconteça a sociedade deve se preocupar em oferecer meios, ambientes e exemplos. Para aprender a Ser, a criança e o jovem necessitam praticar a reflexão sobre o certo e o errado dentro da sua cultura, o que é certo e errado em relação à sua vida e a do outro, onde começam e acabam seus deveres e limites. Mas para isso precisam ser orientados, precisam de circunstâncias que lhes levem à reflexão e ao debate, a aprenderem a ouvir e serem ouvidos. No entanto, sem alegria, não se aprende a ser bom, otimista, criativo, solidário e participativo, a Ser Humano em toda a sua plenitude e complexidade. Daí a necessidade de um ambiente favorável a novas descobertas: de amizade, de alegria e cooperação, do contato prazeroso e consciente com a natureza e com Deus.

Vimos que é possível como apresentado no texto acima. Um Método rico de idéias onde o bem-estar da criança e do jovem e a orientação para uma vida adulta saudável, em todas as suas dimensões, são norteadores de uma construção pedagógica interacionista que também tem uma visão holística do ser humano. Palavras-chave: Escotismo, cidadania, educação para a paz.


* Baseado no Trabalho de Conclusão de Curso, habilitação em Pedagogia, “EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, TENDO COMO EXEMPLO DE MODELO PEDAGÓGICO, O MÉTODO ESCOTEIRO” apresentado à Universidade da Cidade do Rio de Janeiro em dez/2004 e registrado na Fundação Biblioteca Nacional.

2 comentários:

  1. Prezada Ana Paula:

    Tive a grata oportunidade de conhecer seu blog e de ler seu trabalho acadêmico sobre o Escotismo como modelo de educação não-formal.
    O motivo desse contato é convida-la a integrar uma estrutura pioneira no país, a Rede Nacional de Autores Científicos Escoteiros - ReNAsCE.
    Os objetivos da rede são a disseminação de uma cultura científica escoteira, o armazenamento centralizado de produções científicas sobre escotismo e a criação de um espaço de debate sobre o Escotismo: história, pedagogia, psicologia, método e instrumentalização.
    Serão aceitos trabalhos em nível de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado, bem como artigos produzidos por escritores graduados.

    Não haverá nenhum custo de associação ou manutenção, bastando o interesse em pertencer a esse espaço de mentes pensantes....

    Nesse momento, estou pedindo aos associados que enviem uma fotografia, mini-currículo e pelo menos um trabalho acadêmico (dentro das condições especificadas acima) sobre Escotismo. No princípio, os trabalhos ficarão todos juntos, depois passarão por uma categorização.

    Dentro de algumas semanas o site que hospedará a ReNAsCE estará em condições ideais de funcionamento, necessárias para armazenar os trabalhos em banco de dados e conduzir foruns.

    No teu aguardo, deixo meu abraço fraterno,

    Dorival Bugs Junior

    dorival.bugs.junior@gmail.com
    (51) 3343.6126 / (51) 9999.9246

    Analista de Sistemas
    Especialista em Psicologia Organizacional
    IM-Ramo Escoteiro

    ResponderExcluir
  2. Foi de uma grandiosidade seu tema, estou fazendo minha monografia baseada na recreação aplicada no ME, como forma de recrear educando.
    Bravo,bravissimo!
    SAPS
    Sempre Alerta para Servir o Melhor Possível!
    Cecília

    ResponderExcluir

Nome:
E-mail:
Cidade

Obrigada!!!!