quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Acho que ainda não é bem assim não. O que vocês acham, educadores? 

"Os educadores, seus direitos e os currículos
Comecemos pelos professores-educadores, seus direitos e o currículo. Destaquemos alguns
avanços que apontam como os profissionais da Educação Básica estão se tornando mais
senhores de suas práticas, mais autônomos no repensar os projetos pedagógicos das escolas e
em repensar os currículos:
- O aumento dos níveis de qualificação;
- A conformação de uma imagem de profissionais ou a profissionalização da condição
docente e do seu trabalho;
- A consciência de categoria de ser um coletivo, superando trabalhos solitários em cada
disciplina e sala de aula;
- A prática de estudo, planejamento, avaliação em coletivos de escolas, de áreas, de ciclos;
- O aumento de uma cultura escolar e docente mais participativa, colegiada;
- O aumento de estilos de gestão democrática, de autonomia das escolas e dos seres coletivos
profissionais, etc.
Esses e outros avanços vêm conformando coletivos de profissionais mais autônomos e mais
qualificados para assumir o papel de sujeitos capazes de pensar e redefinir práticas
pedagógicas e intervir nos currículos. Como, a partir desses avanços, repensar em coletivo os
currículos? Como conduzir um processo de reorientação curricular?"
Fonte:

BRASIL. Ministério da Educação. Indagações sobre o currículo do Ensino Fundamental. In: BOLETIM 17 -
SALTO PARA O FUTURO: SEED-MEC-TV ESCOLA. Set, 2007. Disponível em:

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